segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Chega de organizadas



Olá amigos do blog, como estão? 

Hoje o assunto é sério e delicado. Venho aqui dizer um simples BASTA!

Sim, não aguento mais ouvir ou ler notícias sobre brigas nas arquibancadas entre torcidas organizadas. Cenas chocantes que tem sido cada vez mais corriqueira nos últimos anos e que nada, absolutamente nada é feito para que isto acabe de uma vez por todas.

Será que já não vimos o bastante? 

Confusão no último clássico entre São Paulo x Corinthians


Acabem com as torcidas organizadas deste país, TODAS! Não servem para nada, bando de arruaceiros que exterminaram o nosso futebol. O que antes era tranquilo de se ver um corintiano e um palmeirense assistirem juntos a uma partida, hoje é motivo de guerra e sangue.


Claro não dá para generalizar, nestas facções também existem pessoas de bem, de caráter, que vão apenas para curtir a partida, enfim, mas cá entre nós amigos, eles (principalmente quem comanda essas torcidas), sabem quem são os caras que arrumam confusão. Uma vez que eles não os denunciam para a polícia ou expulsam de suas organizadas, acabam sendo que cúmplices, ou seja, apoiam.


Vamos recordar um caso recente. Este ano em uma partida válida pela libertadores da América entre Bolívar x Corinthians, um torcedor boliviano (um garoto de 14 anos) foi morto depois de ser atingido por um sinalizador vindo de uma das organizadas da equipe brasileira. O responsável foi acobertado e trazido de volta ao Brasil. Cerca de 12 torcedores corintianos ficaram presos na Bolívia.


 
Torcedor morto depois de ser atingido por um sinalizador


As emissoras de TV fizeram um verdadeiro drama sobre o assunto. “Ah soltem esses torcedores, eles não são culpados”, de fato realmente não eram, mas quem garante que eles são anjinhos? Eu não coloco minhas mãos no fogo, pra cima de mim não.


E não deu outra. Depois de alguns meses foram soltos e recebidos quase que como heróis, isso mesmo.


Mais tarde alguns deles voltaram a se meter em brigas.

Por isso é necessário excluí-los urgentemente dos estádios. Pelo menos como uma primeira medida.

Já passou da hora de alguém chamar a responsabilidade para si e tomar providências sérias. Encarar o problema de frente.


Lembro-me do procurador da justiça Fernando Capez em discursos pomposos dizendo que atitudes seriam tomadas para combater a violência. Sempre com semblantes fechados e voz lá no alto. Engraçado que depois que ele foi eleito deputado estadual não se tem mais notícias dele como antes.


É preciso que as autoridades se reúnam. O foco já está detectado, basta ter vontade. Mudança nas leis sabe, alguma coisa precisa ser feito.

Chegamos a um ponto que daqui a pouco outras tragédias irão acontecer. Pessoas inocentes serão mortas. Já está fora de controle.


Policial é agredido por membro de uniformizada


São marginais, assassinos e bandidos infiltrados, não estão nem aí para o jogo em si. Vão dispostos a matar o torcedor rival. Isto é inadmissível. Foge do futebol. É caso de polícia.

Em 1960 na Inglaterra, o futebol local passou pelo mesmo problema. Os “torcedores” intitulados como hooligans, prezavam pela violência, várias pessoas morreram na ocasião.
A maior demonstração do hooliganismo foi no Estádio do Heysel, na Bélgica, durante a final da Taça dos Campeões Europeus de 1985, entre o Liverpool da Inglaterra e a Juventus da Itália. Esse episódio resultou em 39 mortos e um elevado número de feridos.


E o país foi punido. Todas as equipes inglesas foram excluídas dos campeonatos internacionais até que a situação fosse controlada.

Aqui é preciso ser feito a mesma coisa. Mais do que para o bem do futebol, é para o bem das famílias, dos torcedores que não vão mais aos estádios temendo que algo ruim aconteça.

Por isso eu assisto futebol de casa.


Eu parto do seguinte princípio, onde sou mal tratado eu não volto mais, é simples. O torcedor é visto como verdadeiro lixo, não tem respeito nenhum. Desde a venda de ingressos até a saída do estádio. Haja visto que temos jogos às 21h50min da noite no meio da semana e ninguém trabalha no dia seguinte né. Uma vergonha, mas isso é assunto para outro tema.

Eu como são paulino, desejo voltar ao Morumbi, mas desse jeito não passo nem perto. Seria irresponsabilidade e burrice da minha parte, pois, é um tremendo risco.
E os clubes, por que não se mobilizam para acabar com essa selvageria? Porque muitos dirigentes alimentam as organizadas com ingressos e outros bônus. É um tanto estranho.
 

O Palmeiras nos últimos anos tem sido refém da Mancha Alvi Verde. Hoje com o novo presidente, Paulo Nobre, a situação tem mudado. E tem que ser assim mesmo.

No Corinthians nem é preciso falar sobre sua relação com a principal uniformizada. Por exemplo, na primeira partida da final da libertadores do ano passado em que o alvinegro iria encarar o Boca lá na Argentina, a diretoria praticamente cedeu boa parte dos ingressos e facilitou a viagem deles. O torcedor “comum”, ou seja, o de bem, ficou de lado, esquecido.

O São Paulo permite acesso das organizadas na parte social do clube. Olha aonde chegamos. Isso é piada.

E é bom deixar bem claro que isto acontece em todo o país.

É preciso que todos que vão hoje aos estádios tenham um cadastro junto a Federação local. Com foto, endereço e etc.

Arrumou confusão e/ou invadiu o gramado será preso e pronto, sem conversa.

Alguém precisa pagar essa conta.


Torcida do Coritiba invade o gramado após o time ser rebaixado

Em 2014 vamos ter a Copa do Mundo. Coloque a mão na sua consciência e me responda uma simples pergunta.

Nós temos condições?
É evidente que não, foi uma irresponsabilidade enorme deixar o Brasil sediar um evento de tamanha importância.

Estamos a alguns meses do início e qual a mudança você enxergou até aqui? Eu nenhuma. Ah claro tiveram os gastos exacerbados para a construção de novas arenas. Mas isto não é novidade, principalmente conhecendo nossos políticos.

Educar o nosso povo, melhorar a saúde, segurança e outros “probleminhas” que temos ninguém se preocupou não é.

Aliás, nunca foi preocupação.
Já dizia o escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues, “o futebol é a coisa mais importante entre as menos importantes”. 
Pois é Nelson, não é bem assim que funciona aqui. Infelizmente.
Mas seja lá o que vai ser feito ou pelo menos nós esperamos que alguma atitude seja tomada, o que queremos para resumir este texto é algo tão simples e com apenas três letras. 
 
PAZ!




Sim, o futebol é a paixão de muitos brasileiros, porém, é apenas um esporte. E como tal aproxima e não afasta seus adeptos.


Até a próxima.


Fotos: 
UOL esporte
Editor Abril
Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim, tentarei responder o mais rápido possível.

Obrigada!